Rinosseptoplastia: a cirurgia que combina a rinoplastia estética e funcional

Rinosseptoplastia

Rinosseptoplastia: a cirurgia que combina a rinoplastia estética e funcional

Em 2019, uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), apontou que o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e hoje é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. Entre os procedimentos mais procurados está a rinoplastia, intervenção realizada na estrutura nasal para melhorar e corrigir questões estéticas ou funcionais, a partir da harmonização do rosto e do formato do nariz.

 

Já a septoplastia, também realizada no nariz, é um procedimento que corrige desvios do septo nasal, osso e cartilagem que separa as narinas. Essas malformações, em alguns casos, podem acarretar problemas como nariz entupido, sinusites de repetição, dores de cabeça, dificuldades para sentir os cheiros ou sabores, sendo necessária intervenção cirúrgica.

 

Agora, entendendo melhor a diferença entre ambas as cirurgias citadas acima, nós te apresentamos uma terceira: a Rinosseptoplastia, que como o próprio nome já sugere, nada mais é do que a junção das duas em uma só, combinando a parte estética com a funcional. Com a possibilidade de fazer uma única cirurgia, ao invés de duas, além de diminuir os custos, você só irá passar por um período de recuperação.

 

Rinosseptoplastia: para quem serve e como é realizada

 

A Rinosseptoplastia une a necessidade fisiológica com a melhora da aparência, sendo indicada tanto para pessoas que não estão satisfeitas com a estética do nariz quanto para aquelas que possuem alguma disfunção respiratória em decorrência de tortuosidades do septo.

 

Algumas das causas mais comuns do desvio de septo são:

  • Processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos;
  • Problemas congênitos;
  • Lesões causadas por traumas (acidentes como levar uma pancada ou quebrar o osso).

A seguir entenda como acontece o procedimento.  

Como é feita a cirurgia?

 

Há duas formas: aberta ou fechada. No primeiro caso, indicado para situações mais complexas, é feita uma incisão e a pele é separada do nariz. Já no segundo, para casos mais simples, é realizado apenas um corte na parte interna do nariz. Vale ressaltar que a parte funcional (desvio do septo) é sempre corrigida antes da estética.

 

A Rinosseptoplastia requer indicação e avaliação prévia, que pode ser feita por um médico otorrinolaringologista ou cirurgião plástico, para que seja apontada a necessidade ou não de realização da intervenção.

 

A Cirurgia Plástica e Estética é uma das especialidades da Clínica Pagnoncelli, que conta com uma equipe de médicos capacitados para te atender da melhor forma possível. Quer saber mais detalhes sobre esse e outros procedimentos? Entre em contato conosco. Estamos à disposição. 

 

Todos os direitos reservados à Clínica Pagnoncelli.Desenvolvido por Agência Salt.